Projeto: Resgate Histórico da Educação em Pinheiro Preto

Publicado em 29/10/2018 às 11:04 - Atualizado em 29/10/2018 às 11:05

Na reunião ordinária realizada na segunda dia 22 de outubro, estiveram na Câmara Municipal de Vereadores: Ademilson Antonio Einsweiler, Fátima Joana Mazurek, Iria Mazureck Randon e Roseli Baldissera Mazutti, para expor o Projeto que estão desenvolvendo, com objetivo de fazer um Resgate Histórico da Educação em Pinheiro Preto, e publicar posteriormente um livro, registrando de forma organizada essa história. Aproveitando a ocasião, pediram apoio aos Vereadores, para que este projeto possa ter êxito.
O presente projeto já foi exposto ao poder executivo, tendo total apoio do prefeito municipal, Sr Pedro Rabuske. A comissão, no entanto, preferiu expor ao poder legislativo, para que os vereadores pudessem conhecer o material já elaborado, bem como retirassem as dúvidas e oferecessem sugestões. A comissão agora aguarda que seja criado o Projeto de Lei, e seja votado pelos vereadores.
Partindo da afirmação: “Povo sem história é povo sem memória”, o projeto justifica-se na instância e no sentido de organizar, publicar e preservar a memória da educação em Pinheiro Preto possibilitando às futuras gerações desfrutar de um conhecimento elaborado a esse respeito.
Já existe um material produzido a nível acadêmico, a monografia da proponente Roseli Baldissera Mazutti com o título: HISTÓRIA DO ENSINO RURAL DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO PRETO, CONSIDERANDO AS ESCOLAS MULTISSERIADAS e outra monografia do proponente Ademilson Antonio Einsweiler com o título: PASSADO E PRESENTE: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PINHEIRO PRETO–SC. Esses materiais são ricos em pesquisa e detalhes. A partir deles com a colaboração da professora e proponente Fátima Joana Mazurek que colaborou na construção e fez a revisão ortográfica das duas monografias e da professora Iria Mazureck Randon que teve uma vivência maior na educação e com muito a acrescentar, é que propõe o presente trabalho.
O pontapé inicial foi dado. A partir de agora e do apoio recebido, iniciará o trabalho complementar. Além de unificar o conteúdo das duas monografias, que são ricas em detalhes, dados históricos e fotografias, serão feitas pesquisas e entrevistas nas comunidades (principalmente com as famílias mais antigas), busca de maiores informações, documentações e materiais fotográficos. Resultando então, na produção de um livro relatando de forma organizada a história da educação de Pinheiro Preto.